O sucesso ecomómico é algo diferente para todos nós, se pensarmos apenas no dinheiro podemos dizer que ter vários milhões de Euros poderia representar o sucesso económico.
No entanto, para a maioria das pessoas chegar a esse nível, mesmo que eventualmente possa ser possível, iria requerer tantos sacrifícios durante toda a vida que será que valeria a pena?
Por isso é que o que é sucesso económico é diferente para cada um de nós. Se para alguém nos 20 anos que comece com algum dinheiro da família e que esteja numa carreira muito bem remunerada possa ser relativamente simples chegar à liberdade financeira, existem outras pessoas na casa dos 50 que ainda têm tempo para conseguir chegar ao nível de segurança financeira e olhando para a sua vida atual e pensando no equilibrio da sua vida familiar, o nível de segurança financeira pode ser o seu sucesso económico.
Vamos agora dar uma curta descrição do que cada nível representa:
- Depêndencia financeira – É neste nível que todos começamos, no inicio dependemos de outras pessoas para tudo na nossa vida. Já na vida adulta representa por exemplo um jovem que tem um part-time mas que não ganha o suficiente para pagar todas as suas despesas, ou mesmo um adulto que infelizmente não consegue ganhar o suficiênte para cobrir as suas despesas.
Por exemplo, algumas pessoas pedem empréstimos e depois não conseguem ganhar o suficiente para pagar as suas despesas essencias para viver e os seus empréstimos.
Neste patamar sobra mês e falta salário. - Auto suficiente – Quando conseguimos chegar a este ponto, significa que o que ganhamos é suficiente para cobrir as nossas despesas mas nada mais. Até nos pode sobrar alguns Euros num mês mas no seguinte temos que pagar o seguro do carro e lá se foi a folga, ou vamos de férias e gastamos mais do que deviamos, de qualquer forma, o resultado é que neste patamar vivemos de de ordenado em ordenado.
Este patamar é no entanto muito perigoso, qualquer coisa que aconteça na nossa vida (ficar desempregado, um acidente com o carro, …) e passamos para o nível de depêndencia financeira.
Este é o patamar da chapa ganha, chapa gasta. - Ligeira folga – Quando conseguimos chegar a este patamar é quando podemos começar a pensar o que fazer ao dinheiro que nos sobra no final do mês. É o primeiro patamar em que é possível ter uma regularidade/planeamento financeiro. Como sobra algum dinheiro é possível criar uma almofada para imprevistos e desta forma permite-nos planear os nossos meses. No entanto a capacidade de começar a colocar dinheiro de lado para investir é muito limitada.
- Estável – Neste nível tipicamente sobra-nos algum dinheiro e temos capacidade de fazer frente a alguns imprevistos. É aqui que se começa a conseguir investir as nossas poupanças, no entanto os rendimentos não chegam para vivermos deles.
Para nos mantermos neste nível não podemos fazer nenhuma estravagância significativa e caso aconteça algum imprevisto na vida é fácil voltar para um dos níveis anteriores. - Segurança financeira – Neste nível os rendimentos dos nossos investimentos são o suficientes para vivermos deles com o custo de vida minimo, ou seja, se fosse necessário passar a viver apenas dos seus rendimentos sem qualquer salário, reforma, fundo de desemprego, etc, conseguia, no entato teria dinheiro apenas para as despesas essenciais.
- Independência financeira – Atingir este nível significa que temos rendimento passivo suficiente para nos reformarmos e mesmo sem reforma ou subsidio de semprego conseguimos viver dos nossos rendimentos passivos com um estilo de vida idêntico ao atual.
- Liberdade financeira – A diferença deste nível para o nível da independência financeira é que neste nível conseguimos apenas com os nossos rendimentos passivos fazer o estilo de vida com que sonhamos.
Até que nível queremos ir é algo que cada um de nós tem que responder, e quando pensamos até onde queremos ir temos também que pensar em porquê? e também quais os sacrificios que estamos dispostos a fazer, trabalhar 60h por semana e não ver os filhos crescer é aceitável?
Porquê queremos chegar a esse nível, dizer só “porque seria rico” não chega, para que quer o dinheiro? viver a reforma despreocupado? ir dar uma volta ao mundo? pagar a sua casa? … ajuda perceber o que nos traz o dinheiro, sermos focados nesses objectivos vai ajudar durante a nossa caminhada a não perder o foco.
